ANITA MALFATTI FOI UMA IMPORTANTE E FAMOSA ARTISTA PLÁSTICA (PINTORA E DESENHISTA) BRASILEIRA. SEM DÚVIDA, FOI UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO. VAMOS FALAR UM POUCO SOBE ESSA GRANDE ARTISTA:

quarta-feira, 10 de março de 2010

Vida e obras de Anita Malfatti

Anita Catarina Malfatti


  Nascida em São Paulo 2 de dezembro de 1889 - São Paulo, 6 novembro de 1964,  foi pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira.
Filha de engenheiro Samuel Malfatti e de Betty Krug, americana mas de família alemã , foi a primeira artista a adquirir ao modernismo.
  Segunda filha, nasceu com atrofia no braço  e na mão direita.     Aos 3 anos de idade foi levada á Lucca, Itália pelos seus pais na esperança de corrigir o defeito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar isso pro resto da sua vida.
  Voltando pro Brasil, teve a disposição da governanta inglesa Miss Browne que, por sua vez , ajudou no desenvolvimento da mão e do aprendizado da arte e da escrita.
Quando seu pai morreu, não tinha como sustentar os filhos, Betty passa a dar aulas particulare de idiomas, desenho e pintura. Assistindo as aulas da mãe, aprendeu os princípios básicos das artes plásticas.
Anita pretendia estudar em Paris, mas sem a ajuda do pai, parecia impossivel, tendo em vista que sua avó vivia entrevada numa cama e sua mãe passava o dia dando aulas de pintura e de idiomas.
Anita tinha umas amigas, as irmãs Shalders , que iam viajar á Europa  para estudar música. Assim, surgiu a ideia de acompanhalas á Alemanha e seu tio e padrinho Jorg aceitou financiar a viagem.
  Berlim era o grande centro musical da Europa. O grupo Die Brucke fazia diversas exposições expresionistas e foi na Alemanha que Anita travou contato com a vanguarda européia.
Acompanhando suas amigas às aulas no centro musical,acabou recebendo a sugestão para estudar no ateliê do artista Fritz Burger-
 um retratista que dominava a técnica impressionista- que foi o primeiro mestre de Anita e , ao mesmo tempo, Anita prestou os exames para ingressar na Real Academia de Belas Artes.
Durante as férias de verão,Anita e as amigas foram às montanhas de Harz,em Treseburg, região frequentada por pintores.
Conheceu o trabalho de Van Gogh e teve aula com Lovis Corinth, que por sua vez era muito impaciente, menos com Anita. Alguns anos antes, Lovis sofrera um AVC, o que lhe deixara com dificuldade motora assim como a aluna.
Adotou estilo eclético, o modernismo com marcas de expressionismo como estilo de pintura, o que deixava críticos e colegas confusos.
Em 1914, teve sua primeira exposição individual. Em 1917, teve sua segunda exposição induvidual.


Suas obras:

  

A estudante russa, A boba, Nu cubista , O homem das sete cores, O homem amarelo, Tropical e O farol.









Curiosidade:

Na minisérie Um só coração(2004) Anita Malfatti foi representada por Betty Gofman.
Anita Malfatti - documentário - Prêmio Estímulo de Curta-metragem da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2001 - de Luzia Portinari Greggio.

 Conclusão e análise das obras:
Anita Malfatti foi um exemplo de superação, pois apesar de seus problemas, consegui alcançar seus sonhos e objetivos. As suas obras são diferentes, com muitas cores e estilos diferentes, porém podem ter um significado para ela.



Feito por: Feranda Siclonelo, Gabriel Leitão, Giovana Alcântara, Giulia Campos e Isabela Cristina.

3 comentários:

  1. Adoramos a apresentação sobre a vida de Anita Malfatti. A vida dela é muito interessante e ela pode ser considerada um ótimo exemplo de vida, assim como os outros, por que ignorou as doenças que tinha e achou a cura na arte. Gostamos muito da apresentação e da história, além dos quadros intrigantes. Parabéns.

    Beijos, Equipe Renoir :*

    ResponderExcluir
  2. O grupo achou que o blog da Anita Malfatti está bem organizado, mostrando as difíceis fases da vida da pintora, onde mostra curiosidades e as histórias de sua irmã por exemplo que nasceu com sério problemas de saúde, a morte de seu pai e os problemas de saúde de sua avó, mesmo assim Anita foi a primeira pintora a adquirir o modernismo, mostrando que com muita sabedoria e coragem enfrentou esses desafios.

    Grupo Picasso

    ResponderExcluir
  3. O grupo achou que o trabalho ficou muito bom, pois mostrou que sua vida é uma lição para todos, porque quando seu pai morreu, tudo ficou difícil para ela, então com a ajuda de suas amigas realizou seu sonho

    Grupo Monet

    ResponderExcluir